James Oscar Smith (8/12/1925 – 8/02/2005) é natural de Norristown (Pensilvânia, E.U.A.) e foi um dos maiores músicos de jazz que eu já conheci até hoje. Não era à toa que seu apelido era “The Incredible Jimmy Smith”. Veja só.
Influenciado pelo gospel e blues no começo de sua carreira, Jimmy assinou seu primeiro contrato com a Blue Note (isso mesmo!) em 1956, época do lançamento das jukeboxes e o "American Way of Life".
Smith tocou piano antes de mudar para o órgão elétrico Hammond B-3 no início dos anos 1950, e seu estilo inovador, revolucionou o jazz e sua história. Os primeiros álbuns lançados pela Blue Note venderam muito bem e isso, de fato, ajudou a gravadora a ganhar uma projeção no mercado para contratar mais músicos de peso.
Smith foi para a gravadora Verve no início dos anos 60 e neste período ele teve uma bela parceria com o guitarrista Wes Montgomery. Os dois gravaram os álbuns “The Dynamic Duo with Wes Montgomery” e “Further Adventures Of Jimmy and Wes”, duas aquisições obrigatórias pra quem curte um bom jazz ou que tá afim de conhecer música de verdade.
Já nos 70´s e 80´s, o cara teve a proeza de criar, junto com outras figuras notáveis, como Sir. James Brown, o funk e o soul jazz. O lendário músico era uma figura muito influente e seu estilo de tocar foi notado por várias gerações - inclusive a minha, é claro - e bandas como Beastie Boys, A Tribe Called Quest, Medeski, Martin & Wood, The Hayden-Eckert Ensemble entre outras.
Jimmy Smith faleceu com 76 anos de idade, em Scottsdale (Arizona, E.U.A.), e por mais que isso tenha ocorrido durante um cochilo em casa, sua música não vai descansar jamais. Aproveita os dois álbuns disponíveis pra download antes que seja tarde demais. Ou você prefere comprar um abadá para o próximo carnaval na Bahia?
Links para download do álbum
Jimmy Smith - Root Down parte 1
Jimmy Smith - Root Down parte 2
Links para download do álbum
Jimmy & Wes - Dynamic Duo parte 1
Jimmy & Wes - Dynamic Duo parte 2
Mais informações:
Verve Music Group
Blue Note Records
Hammond Brasil
Vídeos
Jimmy Smith - Who's Afraid of Virginia Wolf (1964)
Jimmy Smith Quartet - Eight Counts For Rita
Um comentário:
Sim, eu prefiro um Abada..o que vc tem contra abadas??
E kd o Axé Bahia 96.... estou com vontade de escutar Netinho...
OOOOOO MIIIIIILA, MIL E UMA NOITES DE AMOR COM VC, NA PRAIA NO BARCO, NO FAROL APAGADO, BLABLABLABLABLABLABLABLABLALBALBA..
Postar um comentário