segunda-feira, 21 de abril de 2008

Robert Walter's Super Heavy Organ






















Nova Orleans (EUA) talvez é uma das poucas cidades no mundo – ou a única, se eu estiver enganado – onde existe uma grande concentração histórica de músicos e bandas, numa ordem cronológica onde só existe começo e meio.

O organista Robert Walter, mais conhecido pelos shows que faz com a banda Greyboy Allstars, é mais um dos caras que aproveitaram a relação intima entre a música e essa cidade pra compor o álbum “Super Heavy Organ”. Nas palavras dele, retiradas de uma entrevista para o site All About Jazz, dá pra ter uma pequena noção do que é estar num lugar tão importante, com músicos locais e de peso, onde a espiritualidade de outros músicos já falecidos, de fato é evidente.

"Eu tenho feito apresentações em Nova Orleans durante anos. Como um garoto, fiquei obcecado com a música que sai desta cidade. Tomei uma decisão de vir aqui e a experiência é em primeira mão. É o melhor coisa que eu já fiz. Tenho sorte de gravar um álbum com alguns dos meus músicos preferidos, pessoas que têm me influenciado".

Super Heavy Organ conta com a colaboração de alguns dos músicos mais respeitados da cidade, incluindo os bateristas Stanton Moore e Johnny Vidacovich, o baixista James Singleton, o saxofonista tenor Tim Green e o vocalista Anthony Farrell.

"A minha intenção não era a imitar a música do passado de Nova Orleans, mas para infundir na tradição com as minhas próprias idéias", ele descreve.

O estilo de Robert Walter no Hammond B3 é bem diferente de Jimmy Smith, Brother Jack McDuff e Jimmy McGriff, mas o resultado desse álbum é algo surpreendente, assim como os sons produzidos por esses três músicos que também têm muita história pra contar.

Antes de fazer o download do álbum, ouça a faixa “Adelita”. Aproveite também para ver o trabalho de Stanton Moore com a banda Galactic, aqui no blog.


Adelita




Robert Walter – Super Heavy Organ (Magnatude Records, 2005)




























Greyboy Allstars ao vivo em Houston, com Robert Walter


Papa Mali, Robert Walter, Staton Moore entre outros

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: